OS BENEFÍCIOS DO NPS


A busca constante por métodos que avaliem o comportamento do consumidor, relacionando-o à sua satisfação quanto aos produtos ou serviços adquiridos, é constante. O NPS ganha destaque devido ao alto índice de adesão e validação perante as demais metodologias. Dentre os benefícios da ferramenta estão:
Simplicidade - 
O Net Promoter Score é um índice baseado em uma pergunta extremamente simples. Não há dificuldade alguma para o seu cliente respondê-la, por isso a taxa de adesão é bastante alta. A resposta sobre a recomendação é dada numa escala simples, de 0 a 10, sem casas decimais, facilitando os padrões de resposta.
A simplicidade também está presente na avaliação das respostas. Não existem coeficientes complexos de cálculo ou correlação entre índices. Isso se deve à forma como os consumidores respondem à questão, que consiste em assinalar o índice de satisfação através da possibilidade de indicação em uma escala de 0 a 10 facilitando, assim, a análise.
A aplicação do teste, bem como a divulgação aos seus consumidores também é bastante simples. Com o formulário pronto, é possível disponibilizá-lo em seu site, redes sociais e, o mais indicado, através do e-mail – para atingir especificamente as pessoas que já passaram pela experiência de aquisição de produtos ou serviços de sua empresa.

Agilidade nas análises - 
Por causa da simplicidade nos testes, nas respostas do consumidor e na conclusão do índice, você obtém uma resposta sobre a situação da sua empresa de forma extremamente rápida. Com isso, você pode rapidamente indicar que seus funcionários entrem em contato com os clientes insatisfeitos para entender quais são os problemas que ele encontra em sua empresa, quais as preocupações no médio e longo prazo e o que é possível fazer para aperfeiçoar seus processos em prol da satisfação desse cliente crescendo, assim, a confiança e a fidelidade dele com a sua marca.
O poder da ferramenta para o planejamento - 
Devido às informações que o NPS fornece para a sua empresa, ela é uma poderosa ferramenta de planejamento, permitindo que você tome conhecimento sobre em quais setores ou processos há necessidade de melhoria para ampliar a satisfação de seus clientes. Se as mudanças ocorrerem e sua empresa evoluir, cresce também o índice de satisfação, fomentando a fidelização, as indicações e, consequentemente, o número de clientes.
Adaptação a empresas de qualquer porte ou setor - 
O NPS é extremamente adaptável. Você pode aplicá-lo em qualquer tipo de negócio, independentemente do porte, mercado ou segmento. Além disso, é possível usá-lo em áreas específicas de sua empresa. Você pode pedir ao cliente para avaliar produtos e serviços diferentes, ideal, inclusive, para empresas que trabalham com ambos.

Algumas vezes a avaliação geral de sua empresa tem índices menores porque seus clientes não indicariam alguns produtos ou serviços específicos, e os tomam como base para a resposta. Sabendo exatamente quais são e buscando os clientes insatisfeitos, você pode corrigir com precisão os problemas do seu negócio.
Mensuração no longo prazo - 
Pela facilidade e agilidade de mensuração, o NPS é um índice que pode e deve ser medido frequentemente. Dessa forma é possível acompanhar a evolução das operações de sua empresa, incluindo análises dos impactos causados pelas modificações, sejam elas positivas ou negativas.
Experiências de sucesso das gigantes como referência para o seu negócio - 
Milhares de companhias pelo mundo usam o NPS como ferramenta para medir a satisfação de seus clientes. Muitas das experiências positivas de negócios que a utilizam são partilhadas na internet, seja em forma de artigos, em fóruns ou cases de sucesso, tornando o aprendizado mais fácil. Ao avaliar o sucesso das gigantes é possível avaliar como adaptar a metodologia ao seu negócio, focando na melhoria e no crescimento de sua empresa.
Auxílio no planejamento de ações para aumento do número de clientes - 
O NPS é uma metodologia que mede, diretamente, a lealdade dos seus consumidores. Contudo, mais do que isso, ela também aponta qual a porcentagem dos seus clientes que indicaria seus serviços para outras pessoas. Sabendo quem são esses clientes e como foi possível fidelizá-los, você tem a possibilidade de desenvolver métodos sistemáticos para atrair novos consumidores evitando a estagnação dos seus negócios.